quarta-feira, 29 de junho de 2011

Diálise: sangue puro sem riscos

O dispositivo Port Hemova propõe uma forma mais segura e confortável de promover a diálise sanguínea em pacientes com insuficiência renal. Atualmente, a hemodiálise, procedimento que faz a retirada de toxinas na corrente sanguínea, se conecta em veias e artérias do braço, promovendo dor e um visual nada agradável de vasos dilatados. A nova proposta pretende implantar uma pequena peça sob a pele da parte posterior do joelho (na veia femoral), local que reduz a quase zero os riscos de infecção, coagulação e estreitamento dos vasos sanguíneos, que são os principais problemas decorrentes da diálise.
A ilustração mostra o Hermova preso à veia femoral abaixo da pele, local que, segundo os inventores, o risco de infecção é reduzido.



O protótipo, resultado de estudos envolvendo cinco estudantes de engenharia biomédica da Johns Hopkins University, já está em fase de testes nos animais. O invento valeu o premio na ASME Innovation Showcase (IShow), competição entre jovens alunos norte-americanos autores de invenções que mostram os efeitos práticos da teoria acadêmica.



                                             Animação sobre o funcionamento dos rins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1