terça-feira, 5 de julho de 2011

Microdispositivo injeta medicação na medida certa

Tratamentos que exigem aplicações em partes do corpo de difícil acesso tornam-se mais eficazes com uso da microtecnologia.
A retinopatia diabética é um exemplo, uma vez que a medicação em forma de colírio, na maior parte das vezes, tem taxa inferior a desejável na difusão para dentro do olho. Visando um tratamento mais seguro e funcional para esse caso, pesquisadores da University of British Columbia desenvolveram o dispositivo UBC, um “reservatório” do tamanho da cabeça de um alfinete, que é implantado atrás do olho. Por meio de indução magnética, a parte flexível do dispositivo libera uma quantidade controlada de medicamento.


À esquerda, o reservatório de medicamento com uma pequena abertura sobre a membrana flexível. Após a ativação do dispositivo, por meio de um campo magnético aplicado, a membrana se "contorce" para dentro e, por meio de pressao, permite a saída da droga armazenada.







A vantagem do invento é a independência de bateria ou eletricidade, o que tem feito a equipe trabalhar na aplicação do mesmo em diversos tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1