sexta-feira, 20 de março de 2015

Diabetes tipo 2 é curado a partir de células-tronco modificadas


Uma combinação entre células-tronco humanas e medicamentos convencionais foi injetada no pâncreas de camundongos induzidos a adquirir diabetes tipo 2, por meio de uma dieta calórica e rica em gorduras. O resultado indicou que, depois de algum tempo, esses animais mantiveram o nível estável de glicose no sangue, mesmo ingerindo refeições com excesso de açúcar.




Diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente para funcionar adequadamente, ou as células do corpo não reagem à insulina. Isso é conhecido como resistência à insulina - Fonte: Accelerated Ideas 

O êxito dos pesquisadores da University of British Columbia and BetaLogics, divulgado esta semana, mostra que o composto faz as células resistentes à ação da insulina (hormônio capaz de transformar a glicose em energia) tornarem-se tolerantes e, assim, capazes de reduzir o pico nos níveis de açúcar no sangue.Outra vantagem da nova terapia foi a perda de peso das cobaias, quando iniciado o controle natural da glicose no sangue.

A equipe de pesquisadores agora investiga se aumentar o número de células-tronco para além das cinco milhões testadas melhora os resultados, sem o uso de drogas adicionais.

O tipo 2 representa mais de 90% dos casos da doença em humanos e costuma acometer adultos com má alimentação, obesidade e/ou sedentários. A animação abaixo ilustra o mecanismo da doença.


Fontes: MedicalXpress, DNA India, International Business Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1