segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Academia virtual em jogo eletrônico



Mundialmente famosa desde a série de jogos Mário no Reino dos Cogumelos, a Nintendo volta a ser destaque com o console Nintendo Wii. Essa nova geração do game funciona, também, para exercitar o jogador com a presença de um personal trainer (instrutor pessoal) virtual. A tecnologia é conhecida como Wii Fit e, através de um componente semelhante a uma balança (Wii Balance Board), os movimentos do jogador são captados por sensores de pressão, permitindo que o jogo avalie precisamente cada movimento e corrija o modo de fazê-lo. São cerca de 40 modalidades de atividades para treinamento. Embora pareça item para criança, o Wii Fit é sensível o suficiente para medir o peso e o Índice de Massa Corporal (IMC) do jogador, o que possibilita ao game criar parâmetros para instruir aquele que se exercita nele.
Na tentativa de manter uma rotina diária de exercícios físicos, deixando a preguiça de lado, a videomaker Cláudia Lopes, investiu no Wii Fit há dois meses. A descontração das atividades foi o principal atrativo que a incentivou na aquisição do kit Nintendo Wii mais Wii Balance Board. Aeróbica, Yoga e tonificação muscular são os itens da série diária de 45 minutos de Cláudia. “Tenho no Wii Fit um programa completo de exercícios e conselhos do personal trainer virtual, e isto me incentiva a praticar os exercícios e acompanhar meu progresso diariamente”, entusiasma-se ela.
No Brasil, o kit (veja tabela) com o console (game) Nintendo Wii, Wii Remote, Wii Nunchuk e Wii Balance Board varia de R$ 1.500 a R$ 2.000


O console do Nintendo Wii possui seis acessórios para controle do jogador:

1-Controle de mão clássico (na versão com ou sem fio), com botões para orientação do personagem na tela.
2-Controle sem fio (Wii Remote), com sensores que transmitem ao jogo o movimento do jogador. Excelente para jogos como tênis, simulando a ação de uma raquete.
3-“Mouse aéreo” (Wii Nunchuk), com a mesma tecnologia do anterior, porém permite maior precisão dos movimentos porque que adapta a mão do jogador.
4-Luva de borracha que impede o deslizamento do controle da mão durante a partida.
5-Volante aéreo (Wii Wheel), perfeito para jogos de corrida.
6-Wii Balance Board, como um jogo permite maior interatividade com o personagem. No salto de esqui, por exemplo, o usuário faz os movimentos de corpo, desviando dos obstáculos virtuais. No futebol, a cabeçada é feita inclinando o corpo para os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1