segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

iPhone: tecnologia que explora formas de comunicação sem fio


O novo iPhone é um celular multifuncional, muito além das funções básicas de um telefone convencional, como acesso a mensagens SMS, fotos, dentre outros. A nova geração do aparelho conta com tecnologia para explorar novas formas de comunicação sem fio.
O professor universitário Anderson Lomba, 28 anos, adquiriu um iPhone no mês em que foi lançado no mercado brasileiro e conta que pagou R$ 1.400 pela versão de 16 GB, desbloqueada. “O melhor dele é a parte tátil, porque quase tudo é com o toque na tela, dispensando teclado, graças aos controles Multi-Touch”, entusiasma-se. Ele conta que acessa a internet sem custo utilizando as redes wi-fi de shoppings ou seu roteador de casa, quando aproveita para instalar aplicativos no telefone. Lomba explica que um dos recursos baixado na web é um programa que permite o usuário listar os telefones com as quais ele não quer falar, dando sinal de ocupado ou desligado quando esses contatos indesejáveis ligarem. A adição de novos softwares também permite ao professor o livre acesso a programas de conversação, como o MSN e o Skype.
Mesmo definindo a compra do iPhone como um excelente negócio, Lomba reconhece que a bateria ainda deixa a desejar, pois descarrega rápido quando as variadas funções são ativadas. Outro déficit é sua câmera, que tem resolução de apenas 2.0 megapixel e não possui flash, dependendo assim da luz ambiente para uma boa imagem. Na avaliação dele, o celular é didático para os usuários pouco experientes, embora seus recursos sejam melhor usufruídos se o dono se interessar em aprender um pouco sobre ele. Afinal, como brinca Lomba, “telefonar é o que eu menos faço com meu iPhone”.

O que o iPhone tem de bom (e de ruim)?

A sensação do momento exige cautela do consumidor antes da compra. O primeiro problema está no acesso por toque na tela, tornando impossível mante-la sempre limpa. Cartão de memória, nem pensar. O usuário terá que se contentar com 8GB ou 16 GB disponíveis de fábrica.
Dentre as vantagens do iPhone, está a exibição de e-mails no formato HTML, linguagem padrão utilizada nas páginas da web. Isso permite a visualização de arquivos em formatos padrões, como PDF, Word, Excel, PowerPoint. O problema está na inexistência das ferramentas “copiar” e “colar”, impedindo, por exemplo, que o usuário acesse um link que tenha recebido por e-mail.
O celular, também iPod (tocador digital de som e vídeo), tem um interessante sistema de localização através do A-GPS (GPS Assistido). Essa última inovação permite que o iPhone guie o usuário por um sistema de mapas orientados via satélite. Caso o sinal do satélite naquela localidade esteja ruim, o aparelho ativa a rede Wi-Fi para permanecer em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1